Oficina de Congo Capixaba na Fames - Informações e Inscrições

Dias: Segundas-feiras

Horário: de 18h às 20h

Local: Pátio da Fames

Vagas Limitadas (20 vagas)

Certificado: Concluíntes que atingirem, no mínimo, 70% das atividades

Coordenação e Instrutor Oficina:

Fabio Carvalho - Bacharel em composição Musical pela Ufes, pós-graduando em Políticas e Gestão Cultural- UFRB, pesquisador da cultura Afro-capixaba e Afro-brasileira, músico, percussionista, fazedor de Cultura, coordenador do Projeto Circuito Fames nas Comunidades

FAZER INSCRIÇÃO

Oficina de Congo Capixaba da Fames visa estimular a pesquisa da música tradicional do estado e seus aspectos técnicos, históricos e sociológicos, através de encontros semanais, tendo 02hs cada, onde se ofertará  o estudo e aprendizado do ritmo(tambor de congo e casaca), melodia(músicas/toadas) e consequentemente a história do congo capixaba(através de publicações, filmes e bate-papo) nas dependências da Faculdade de Música do Espírito Santo, além de promover a valorização efetiva da diversidade cultural e do saber popular no locus consagrado à produção e disseminação do saber erudito – a academia.

Manifestação musical popular mais comumente praticada em comunidades tradicionais da região metropolitana de Vitória, o Congo é fruto do sincretismo cultural e religioso, da harmonização entre o sagrado e o profano, da fusão do imaginário mítico de africanos, indígenas e europeus. A combinação de elementos tão variados resultou em uma expressão cultural plural, característica reforçada nas peculiaridades de cada banda de Congo, suas coreografias, indumentárias, gestos, versos e música.

Abrir olhos e ouvidos da comunidade acadêmica e da população em geral para toda a riqueza e diversidade do Congo do Espírito Santo, estabelecendo um contraponto ao senso comum, construído a partir de uma perspectiva que desqualifica o saber popular, e à visão muitas vezes reducionista dessa expressão cultural tão relevante para a identidade capixaba é o que o projeto Oficina de Congo Capixaba propõe a esta instituição de ensino da música erudita e popular.

OBJETIVOS

• Promover encontros semanais constituídos de rodas de conversa e oficinas de ritmo através do tambor de congo e da casaca, instrumentos fundamentais para a realização de uma roda de congo, além do chocalho, triângulo, cuíca e apito.
  • Encorajar a criação de grupos de estudo que têm como objeto a música tradicional capixaba.
  • Promover a interlocução entre a Academia e o saber oral.
  • Incentivar a preservação de manifestações culturais representativas da identidade capixaba.
  • Estimular a circulação e a valorização do saber popular no círculo universitário.
  • Promover a valorização do Congo disseminado o entendimento de sua diversidade em refutação à visão muitas vezes superficial e reducionista lançada sobre expressão cultural tão rica.
  • A democratização do acesso ao projeto, seja por meio de inscrição e acesso gratuitos aos encontros, seja pela exposição de seu registro fotográfico e audiovisual na rede mundial de computadores, também fundamentam a realização desse projeto.
  • Incentivar o estudante e musico do Espírito Santo a incorporar não só o ritmo e a melodia do congo, mas também os instrumentos em sua produção musical e em seu set de instrumentos.
  • Colocar em uso os tambores e casacas que fazem parte do acervo de instrumentos da Fames para os alunos, docentes, funcionários e o público em geral.