Masterclass de Viola

15/04/2024 13h45 - Atualizado em 15/04/2024 15h10

Data: 18 de Abril
Horário: das 14h às 17h
Local: Sala 301

Professora responsável: Luciana Rodrigues
Autor/ ministrante: Prof. Jessé Máximo Pereira

Sobre o ministrante:

Possui graduação em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2008), sob orientação de Marco Antônio Lavigne, mestrado em Música - Hochschule für Musik Karlsruhe, Alemanha (2012), sob orientação de Johannes Lüthy e doutorado em Música pela Universidade Estadual de Campinas (2019), sob orientação de Emerson de Biaggi.

Atualmente é Coordenador do Curso de Graduação em Música e Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) onde leciona Viola, Música de Câmara, Grupo Instrumental / Oficina de Performance, Excertos Orquestrais para Cordas,Tópicos em Pedagogia: Formação de Professores de Cordas Friccionadas e Didática de Instrumentos de Cordas. Docente do Programa de Pós-Graduação da Escola de Música da UFMG desde 2024.

Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Instrumentação Musical e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: viola, performance, música brasileira, música de câmara, excertos orquestrais, pedagogia e didática. Membro da diretoria da Associação Brasileira de Violistas (ABRAV), dedica-se à pesquisa da música brasileira para viola e performance musical. Publicou vários trabalhos e artigos em congressos e revistas especializadas, incluindo o 46th International Viola Congress 2019, na Polônia, e 2022 American Viola Society Festival 47th International Viola Congress, nos EUA.

Mestre em Música pela Hochschule für Musik Karlsruhe, Alemanha, onde estudou com Johannes Lüthy e bacharel pela UNIRIO, onde estudou com Marco Antônio Lavigne. Como solista, apresentou-se com a Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem, Orquestra de Câmara da UNIRIO, Orquestra Sinfônica do Festival da UFF e Orquestra Sinfônica da UFMG. Como camerista, integrou o Quarteto de Cordas da UFF, Quarteto de Cordas Kalimera, o Scherzo Trio e, atualmente, o Duo Pereira-Alvim. Colaborou com várias orquestras no Brasil e no exterior, como Philharmonie Baden-Baden, Junge Deutsche Philharmonie e Penderecki Musik Akademie Orchester, sob a regência de Krzysztof Penderecki, Mario Venzago, Kristjan Järvi, dentre outros, em turnê pela Alemanha, França, Suíça, Holanda e Israel.