Masterclass de Clarineta

04/04/2024 14h25 - Atualizado em 11/04/2024 14h02

15 de Abril
Horário: das 14h às 18h
Local: Sala 30

16 de abril
Horário: das 14h às 18h
Local: Anexo 2

Gratuito e aberto ao público. Não é necessária a inscrição.


Professor responsável: Marcelo Trevisan Gonçalves

Título do Livro: Apontamentos para Clarinetistas em Formação

Autor/ ministrante da máster classe: Prof. Dr. Fernando José Silveira

Sobre o autor/ ministrante da masterclass:

Doutor em Música - Execução Musical/Clarineta pela UFBA com Pós-Doutorado na área de Musicologia Histórica na Universidade Nova de Lisboa, Fernando José Silveira é Professor Titular de clarineta e música de câmara do Instituto Villa-Lobos da UNIRIO. Aluno de José de Freitas e Joel Barbosa, participou de cursos com Wolfgang Meyer e Alain Damiens. É requisitado como solista, camerista e docente pelas Américas, Europa e Ásia. Nos últimos anos tem se destacado, também, como pesquisador sobre os temas relacionados à clarineta e às práticas interpretativas, publicando artigos nos principais veículos brasileiros, nos EUA e na Europa. Em 2009 recebeu o 1º Prêmio no International Clarinet Association Research Competition, sendo o único pesquisador sul-americano a receber tal distinção. Em 2010, como um reconhecimento à sua carreira internacional, seu nome foi incluído no livro I Grandi Clarinettisti, que lista os mais destacados clarinetistas de todos os tempos. Em 2011 lançou seu primeiro CD solo Fantasia di Concerto - com música para clarineta tocada no Brasil do século XIX.

Objetivos:

  • Apresentar o recém lançado livro "Apontamentos para Clarinetistas em Formação" de autoria do Prof. Dr. Fernando José Silveira à comunidade capixaba, em especial aos clarinetistas.
  • Oferecer uma oportunidade para clarinetistas da Fames e da comunidade externa participarem de uma masterclass com o autor, visando aprimorar suas habilidades musicais e interpretativas.