De Jacob do Bandolim a Vivaldi: Fames celebra Semana da Voz com performances eruditas e populares

11/04/2024 13h25 - Atualizado em 15/04/2024 13h09

Programação aberta ao público vai acontecer entre os dias 15 e 19 deste mês, na Faculdade e na Casa da Música Sônia Cabral.

Para marcar o Dia Mundial da Voz, que acontece anualmente em 16 de abril, os núcleos de cantores da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) vão realizar diversas apresentações entre a próxima segunda-feira (15) e a sexta-feira (19). Todos os dias, às 11h30 e às 18h30, o público poderá conferir apresentações de cantores eruditos e populares no hall de entrada da instituição.

“Serão momentos para compartilhar música e alegria com a comunidade acadêmica. Convidamos, inclusive, as pessoas que circulam no entorno da faculdade para entrarem e contemplarem o trabalho dos nossos cantores e cantoras”, destacou a coordenadora do Núcleo de Canto da Fames, Rachel de Abreu Pereira.

Na terça-feira (16), às 19 horas, os cantores se reúnem para um recital na Casa da Música Sônia Cabral. Além de apresentações solo, o coro do curso de Licenciatura e o Coro Sinfônico da Fames também estarão no programa da noite.

Com a união entre erudito e popular, o público poderá conferir um rico repertório, que vai de Jacó do Bandolim a Vivaldi. Estarão presentes a ópera, o jazz e diversos outros gêneros, culminando com a grandiosa “Jubilate Deo”, do compositor Jay Althouse, que será interpretada pelos dois coros da faculdade.

A tradicional Quinta Justa, que acontece todas as quintas-feiras, às 18 horas, no auditório da Fames, também será dedicada à voz, com apresentações de cantores e do Coro Sinfônico da Fames.

Para encerrar, o Núcleo de Canto da Fames realiza a mesa-redonda “A voz de cada canto e suas multiplicidades”, na sexta-feira (19), às 8h30, no auditório da Fames. Uma oportunidade para o público interessado em aprender um pouco mais sobre os cuidados e técnicas de conservação e aperfeiçoamento da voz.

O Dia Mundial da Voz é comemorado desde 2003 e foi criado para conscientizar a população sobre a importância da voz e dos cuidados necessários para preservá-la.

Serviço:

Semana da Voz Fames

Programação:

15 a 19/04 | 11h30 e 18h30 - Apresentações de cantores eruditos e populares do Núcleo de Canto da Fames.
Local: Recepção da Fames

16/04 | 19h - Concerto Coletivo com cantores populares, eruditos, Coro Sinfônico da Fames e Coro da Licenciatura da Fames
Local: Casa da Música Sônica Cabral.

18/04 | 18h - Quinta Justa, com: Núcleo de Canto e Coro Sinfônico.
Local: Auditório da Fames

19/04 | 08h - Palestra: A Inter-relação entre fonoaudiologia e a voz falada e cantada
Com: Dra. Jamile Rossi

19/04 | 09h30 - Mesa-redonda: A voz de cada canto e suas multiplicidades