Fames nas Escolas

Fames e Sedu levam o ensino da música para as escolas da rede pública estadual


A Secretaria de Estado da Educação (Sedu), por meio da Assessoria Especial de Esporte e Cultura nas Escolas, vem desenvolvendo várias atividades artísticas visando contribuir para uma formação cultural contextualizada.
 
Entre essas atividades, uma parceria com a Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) resultou no projeto Fames nas Escolas, que consiste em levar o ensino da música para os alunos da rede pública. Fazem parte do projeto bandas, corais e a orquestra de violões nas escolas.

Essa ação tem o objetivo de dinamizar o Currículo Básico Estadual e propiciar aos alunos a oportunidade de desenvolver e aprimorar os princípios de cidadania, autoestima, disciplina, senso crítico, valorização cultural, formação de platéia e despertar vocações artísticas por meio da música.

O projeto Fames nas Escolas teve início em 2008 com as bandas e corais. Em outubro de 2012, tiveram início as orquestras de violões. 


Conheça as ações do projeto

Bandas nas Escolas 

Visa ensinar aos alunos a tocar instrumentos que compõem uma banda, tais como: clarinete, saxofone, trompete, trompa, trombone, tuba e percussão. As aulas são coletivas e acontecem dentro da própria escola. Esta atividade desenvolve a responsabilidade, a concentração, a desinibição e a organização.

+ Veja mais

 

Corais nas Escolas


Leva o ensino do canto coral por meio de aulas em grupos. As aulas são voltadas para o desenvolvimento das técnicas vocais e de respiração adequadas para cada tipo de voz que compõe um coral. Os alunos aprendem um repertório musical adequado a essa atividade fortalecendo a disciplina, o comprometimento e o trabalho em equipe.

+ Veja mais 

 

Orquestra de Violões

O ensino do violão tem como foco o aprendizado individual e coletivo. Em sala de aula o aluno aprende diversas técnicas sobre o instrumento para tocar músicas, fazer solos e ritmos. Além disso, o aluno exercita o trabalho em conjunto e é estimulado a desenvolver sua criatividade, comunicação verbal e corporal.

+ Veja mais


Como participar

Procurar a coordenação das escolas participantes e realizar inscrição de acordo com a quantidade de vagas disponível.