Tamanho da Fonte A+ A-
Faculdade de Música do Espírito Santo "Maurício de Oliveira"
Portal do Governo do Estado do Espírito Santo

• Saxofonista Marcelo Coelho e seu grupo MClav-In farão masterclass, oficinas e workshow na Fames

Publicado em: 08/06/2018 16:22
    O saxofonista e compositor brasileiro Marcelo Coelho e o seu grupo, o Mclav-In, desembarcam em Vitória na próxima quinta-feira (14) para promover masterclass, clínicas e workshow na Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames).

Segundo Coelho, a ação de trabalho dos músicos junto aos alunos e professores está dividido em dois turnos, matutino e vespertino. Pela manhã, propõe-se a realização de duas ações: de 9h as 10h20, haverá clínicas de instrumento (piano, baixo, bateria e saxofone). De 10h30 as 12h, um workshow com o grupo (apresentação do processo composicional polirrítmico e estratégias de execução - aberto para interação com os alunos e professores interessados). Já de 14h as 16h, masterclass sobre empreendedorismo, aberto à todos (Marcelo Coelho).

Marcelo Coelho tem se destacado nos últimos anos pela consistência e maturidade de seu trabalho. Aliando intuição e criatividade com a profundidade da pesquisa acadêmica, sua obra se pauta pela busca do diálogo entre universos musicais e artísticos distintos, onde o erudito, o popular, o intuitivo e o acadêmico se integram em suas interseções com as artes visuais, a literatura e a dança. O resultado é uma sonoridade original, contemporânea e interdisciplinar, que busca se comunicar de forma genuína com as pessoas.

Com mestrado em Jazz Performance pela University of Miami e doutorado em composição pela Unicamp, Marcelo atualmente desenvolve seu trabalho de criação no departamento de Música da USP, através do laboratório de composição e improvisação, tema do seu projeto de pós-doutorado.

Como instrumentista, Marcelo Coelho tem tocado em diversos festivais de jazz na América do Sul, Estados Unidos e Europa ao lado de importantes músicos de jazz, dentre eles David Liebman, Phil Markowitz, Gene Perla, Didier Lockwood, Rick Peckham, Ed Sarah, Ronan Guilfoyle, Vincent Gardner, Ron Miller, Phil DeGreg, Cliff Korman; além dos músicos brasileiros Hermeto Pascoal, Guinga, Caetano Veloso, Sizão Machado, Sergio Barroso, Naylor Proveta, e outros.

Como educador, Coelho é professor da Faculdade de Musica Souza Lima, onde é coordenador do curso de pós-graduação em Processos Criativos em Música Popular.

O grupo Marcelo Coelho & Mclav-In é um dos projetos de pesquisa musical em que Coelho explora a interdisciplinaridade entre a música, literatura e imagem. Coelho apresenta para esta formação composições e arranjos originais criados a partir de um sistema composicional genuíno e particular em que elementos polirrítmicos e modais são gerados a partir doa observação dos elementos de outras áreas artisticas. Trata-se de uma música instigante e definitivamente
    inovadora.

Tatiana Paysan