• Fames promove masteclass de violão erudito com o violonista catarinense Bruno Madeira

Publicado em: 06/11/2017 20:15

A Faculdade de Música do Espírito Santo "Maurício de Oliveira" promove a MasterClass de Violão Erudito, nesta  segunda-feira (13), com o premiado violonista catarinense Bruno Madeira, que vem se destacando como solista, professor e pesquisador.

O evento é aberto ao público. Os interessados podem fazer a inscrição na secretaria da instituição, das 9 às 18h. As aulas acontecerão na Sala de Coral, das 9h às 12h; e na sala 205, das 13h30 às 16h

Currículo

Premiado nos maiores concursos de violão do Brasil, o violonista catarinense Bruno Madeira vem se destacando nos últimos anos como solista, professor e pesquisador.
    Bacharel, Mestre e Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas, Bruno se apresentou como solista em mostras, seminários, festivais, salas e séries de concerto em vários estados brasileiros. Destacam-se os recitais no Centro Cultural São Paulo (São Paulo/SP), Quartas Clássicas - BNDES (Rio de Janeiro/RJ), Palcos Musicais (Londrina/PR), Festival Villa-Lobos de Inverno de São José dos Campos (S. J. Campos/SP) e Festival de Música Erudita do Espírito Santo (Vitória/ES). Fez sua estreia internacional na cidade de La Plata (Argentina), tendo sido também convidado na ocasião para ministrar aulas na Universidad Nacional de La Plata e no Conservatorio Gilardo Gilardi. Em 2016 se apresentou na série de concertos do Vortex Garten (Matildenhöhe), em Darmstadt (Alemanha).

Bruno também se apresenta como camerista nos duos que desenvolve com a soprano Ana Carolina Sacco, atualmente voltado à música espanhola para a formação, e com o violinista Leonardo Feichas, dedicando-se a música brasileira para violão e violino.
    Foi vencedor de prêmios em diversos concursos, entre eles o Melhor Intérprete de Villa-Lobos no X Concurso Nacional Villa-Lobos (Vitória/ES) e primeiros lugares no I Concurso Internacional de Violonistas do Conservatório de Tatuí (Tatuí/SP), VI Concurso Internacional de Violão J. S. Bach (São Paulo/SP), III Concurso Latino-Americano de Violão Maurício de Oliveira (Vitória/ES) e VIII Concurso Nacional de Violão Fred Schneiter (Rio de Janeiro/RJ).
    Tem artigos publicados em respeitados congressos e revistas nacionais e internacionais, dos quais se destacam as pesquisas sobre aspectos técnicos do violão e o gesto corporal na performance.

De 2011 a 2014, Bruno foi professor da Universidade do Estado de Santa Catarina, na qual responsável pelas classes de violão dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Música. No mesmo período, na Universidade Federal de São Carlos atuou como tutor e professor de violão do curso à distância de Educação Musical. É regularmente convidado para realizar masterclasses em universidades e conservatórios.

Masteclass de violão erudito
    Data: segunda-feira (13)
    Local: sala de coral (pela manhã) e sala 205 (à tarde)
    Horário: das 9 às 12h e das 13h30 às 16h