• FAMES comemora 50 anos com Concerto de Gala

Publicado em: 24/05/2004 15:34
    O ápice das comemorações do cinqüentenário da Faculdadede Música do Espírito Santo — FAMES será amanhã (25) às 20horas, no Teatro Carlos Gomes, com o Concerto de Gala. O Concerto será com a Orquestra de Câmara e Banda Sinfônica da FAMES, e contará com a presença do governador Paulo Hartung, secretários do Governo, e outras autoridades. Desde o primeiro dia de comemoração dos 50 anos da Faculdade de Música do Espírito Santo — FAMES, a Instituição reservou este mês para mostrar o melhor da música à sociedade. Na abertura, dia 10 de maio no teatro da Ufes, o público pode assistir às apresentações do Coro de Musicalização, o Coro da Ufes e o Coro da FAMES. O Coro da Musicalização encantou o público com seu talento afinado e a performance de capoeira integrando as artes. A Música Berimbau levantou a platéia com seu ritmo dançante. A partir daí não parou mais, o 1º Encontro Internacional de Metais agradou ao público e aos participantes em todos os dias do evento, em palestras, master class e apresentações com as atrações do evento: Radegundis Feitosa, Nailson Simões, Charles Schlueter, Paula Gálama, Quinteto BrassES e Flávio Gabriel. E para abrilhantar o evento, a EMES Jazz Band, Coro Jovem de Música Moderna, Orquestra Pop Jazz, e os Alunos de Música Moderna da FAMES “provocaram no público um sentimento extra de satisfação, prazer, e orgulho de ter músicos tão talentosos mostrando o que a música capixaba tem a oferecer”, conforme registrou a direção da Faculdade. As apresentações, no auditório da FAMES e no Teatro Carlos Gomes tiveram uma boa repercussão junto ao público. Os Concertos e Recitais nunca tiveram tanto público, e o evento foi aplaudido de pé. Os participantes do Encontro, ainda puderam se apresentar dentro da programação do evento, aberto ao público, mostrando o resultado do trabalho. No final de semana passado, sábado e domingo (21 a 23) a FAMES contou também com a presença do renomado organista mineiro Handel Cecílio, realizando master class e concertos de órgão, instrumento tão valorizado pelas Igrejas do estado. E a Faculdade não pára. Além do Concerto de Gala de amanhã (25) a Fames realizará em parceira com a SECULT o Concerto com a Orquestra Filarmônica do ES na quarta-feira (26) no Teatro Carlos Gomes. Encerrando as atividades do mês fará o Recital de Cordas Friccionadas na quinta-feira (27) e o recital de Música Moderna na sexta-feira (28), ambos no auditório da FAMES. Todos os eventos serão às 20hs. A FAMES tem muito que comemorar neste ano. Várias mudanças aconteceram para lembrar que música é essencial para a vida. “A aprovação da Lei 281, que renomeia a Escola de música para Faculdade de Música, a criação de novos cursos, a reestrutura física, o acesso ao Governo de Estado, o reconhecimento da população ao trabalho realizado na FAMES, o sucesso de seus projetos sociais e dos eventos culturais, entre outros, são exemplos de como a FAMES tem agido de forma integra, ágil, moderna, e satisfatória”, como disse a diretora Heloiza Schaydegger.