• IV Conferência Nacional de Educação e Cultura - Consolidando Novos Rumos

Publicado em: 13/02/2005 16:05
    Período: 22 a 25 de fevereiro de 2005 A IV Conferência Nacional de Educação e Cultura se realiza de 22 a 25 de fevereiro de 2005, por iniciativa da Comissão de Educação e Cultura, na Câmara dos Deputados, em Brasília. A rigor, são quase duas conferências acontecendo simultaneamente, já que as questões da Educação e da Cultura vão ser abordadas separadamente, por meio de painéis, conferências, e outras atividades específicas em programações simultâneas. Ou seja: a inscrição é uma só, mas - na hora de participar, os inscritos devem escolher o que vão acompanhar. O objetivo é proceder a um grande debate sobre a situação atual e as novas perspectivas tanto da educação, como da cultura, recolhendo a contribuição de representantes desses setores em todo o país. (Você pode acessar os detalhes da programação da Conferência clicando em Programação). No tocante à Educação, a questão central da Conferência consiste na avaliação do Plano Nacional de Educação. Essa avaliação é prevista em lei e vai se dar pela primeira vez agora. Espera-se que os participantes possam discutir o Plano e propor sugestões - a serem encaminhadas no âmbito do Legislativo. A título de subsídio para esses debates, a Secretaria da Comissão de Educação e Cultura colocou neste link documento elaborado pela Consultoria da Câmara dos Deputados, reunindo informações e análises acerca do PNE. (Você pode acessar o documento clicando em Documentos). Com relação à cultura, destacam-se - entre os temas que devem polarizar os debates - a implementação do Sistema e do Plano Nacional de Cultura, cuja elaboração vem sendo gestada pelo Ministério da Cultura. Além das conferências e painéis, estão previstas várias atividades de caráter cultural - como a exibição de filmes, o lançamento de livros, a apresentação de espetáculos de dança e música, etc. Referimos aqui, especialmente, a seção de pôsteres - que deve ensejar a divulgação de trabalhos e apresentação de pesquisas em desenvolvimento nas duas áreas. (Para acessar o formulário de inscrição para apresentação de pôsteres, clicar em Inscrição, e para conhecer o regulamento para apresentação durante a Conferência, clicar em Seção de Pôsteres).