• Moacyr Teixeira se apresenta na III Mostra de Violão Fred Schneiter

Publicado em: 26/09/2006 17:02
    "Acontece de 02 a 05 de outubro, no Conservatório Brasileiro de Música, no Rio de Janeiro, a terceira edição da Mostra de Violão Fred Schneiter, que apresenta o violão em várias formações cameristicas e estilos musicais. Como convidado, participará o professor da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) Moacyr Teixeira Neto. Considerado um destaque da nova geração de violonistas brasileiros, o professor foi premiado em vários concursos de violão no Brasil. É mestre em Música pela UFRJ, com a tese ""Música Contemporânea Brasileira para Violão"", que foi lançada em livro, entre outros renomados violonistas como Guinga, DANIEL Morgade e Gilson Antunes. A proposta do evento é, além de divulgar e manter viva a memória e a obra do compositor e violonista baiano Fred Schneiter, abrir espaço para jovens violonistas e jovens compositores apresentarem seu trabalho ao lado de nomes consagrados em importantes salas de concerto. Além dos concertos, uma exposição com violões, acessórios para o instrumento, livros, CDs e partituras é organizada para trazer ao público em geral as novidades que estão acontecendo em relação ao instrumento. Sobre Fred Schneiter Para quem começou a se dedicar à música aos 22 anos de idade (tarde para os parâmetros da “música clássica”) Fred Schneiter alcançou, em menos de duas décadas, um lugar no seleto grupo de violonistas compositores, onde encontramos Villa-Lobos, Garoto, Léo Brouwer e Agustín Barrios. Baiano, de Salvador, sua formação violonística se inicia no Rio de Janeiro, com Lula Perez. Participou de diversas formações camerísticas e despertou muito rapidamente sua vocação para a composição. Em 1987, concluiu o bacharelado em Violão, na Unirio e formou o Duo Barbieri-Schneiter com o qual ganhou notoriedade. Obteve o primeiro lugar no Concurso de Composição do I Ciclo de Violão (1991/SP) com a música “Fantasia 521”. Sua obra está parcialmente editada pela Columbia Music Company (EUA), Edições Goldberg (Brasil) e Edizione Carrara (Itália). Fred Schneiter nasceu em 03/10/1959 e faleceu no Rio de Janeiro, em 05/05/2001. "