• Concerto de Trombone e Piano no Alceu Camargo

Publicado em: 06/10/2006 17:04
    O concerto de Trombone e Piano com os músicos Wagner Polistchuk e Cláudia Marques, acontece na próxima terça-feira (10), às 20 horas, no auditório Alceu Camargo, da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). A entrada é franca. O músico Wagner Polistchulk é bacharel em trombone pela Faculdade Mozarteum de São Paulo e especializou-se na Alemanha, com o professor Branimir Slokar. Venceu vários concursos nacionais e, em 1997, foi quarto colocado no Concurso Internacional de Trombones Giovani Concertisti, na cidade de Porcia, Itália. Atualmente é trombone solo da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. A pianista Cláudia Marques é professora da Fames e integra o Trio Leitmotiv, composto pela soprano Maristela Araújo, tenor Renato Gonçalves e do Duo Uno, com o violinista Gabriel Mateus Santiago. Os artistas Wagner foi classificado no V Concurso Latino-Americano de Regência Orquestral, realizado pela Orquestra Sinfônica da USP. Desde então, tem se apresentado à frente de algumas das mais importantes orquestras brasileiras como a Osesp, as sinfônicas de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba, a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, dentre outras. Em junho de 2002 foi o terceiro colocado no Concurso Internacional de Regência Prix Credit Suisse, em Grenchen, Suíça, com a participação da Orquestra Sinfônica do Museu Hermitage de São Petersburgo. Ainda neste mesmo ano venceu o Concurso para Jovens Regentes Eleazar de Carvalho, promovido pela Orquestra Petrobras Pró-Música, no Rio de Janeiro. Em julho de 2003 participou do II Curso Latino-Americano de Regência Orquestral ministrado pelo maestro Kurt Masur. Além disso, entre 2003 e 2004, foi diretor artístico e Regente Titular da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina. A pianista Claudia Marques, graduada pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro, orientada pela profª. Maria Teresa Madeira, especializada em repertórios camerísticos e em acompanhamento, realizou concertos com grandes nomes do cenário da música nacional e internacional, como Nailson Simões, Anor Luciano Jr, Radegundis Feitosa, Wagner Polistchuk, Alex Tartaglia, Maria Teresa Madeira, Natércia Lopes, Maurício Luz, Antônio Salgado (Portugal), Gabriel Santiago (Argentina), Daniel Mason (EUA), Joel Barbosa, José Freitas e Cristiano Alves. Participou de musicais e peças teatrais no Rio de Janeiro e em São Paulo, sob direção musical de Tim Rescala e direção geral de Karen Acioly e Amir Haddad, da Rede Globo. Foi solista frente à Orquestra Sinfônica David Machado/RJ, posteriormente apresentando-se na Série Brasiliana – Academia Brasileira de Música – Casa Rui Barbosa (RJ), bem como em outras salas de concertos e teatros no Brasil. Também atuou como pianista co-repetidora convidada do curso de canto sob orientação do maestro Franco Iglesias, bem como da Ópera Cavalleria Rusticana, com o maestro Helder Trefzger. Professora convidada para atuar em diversos festivais de música e master classes, ministrando música de câmara e atuando como concertista.