logo governoPortal do Governo do Estado do Espírito Santo

comunicação » notícias

Semana da Criança: Coro infantil da Fames reconta a história do Flautista de Hamelin

04/10/2013 - 15h:36

"Era uma vez Hamelin, uma cidade muito parecida com as outras. A vida era simples e tranquila. Havia prosperidade e fraternidade entre os cidadãos até o dia em que a população se viu rodeada por ratos que não paravam de se multiplicar, infestando ruas, casas e celeiros, devorando tudo o que encontravam. As pessoas andavam muito aflitas. Mas, um dia, apareceu às portas da cidade um homem alto, com uma flauta no cinturão, afirmando ter o poder de espantar os ratos da cidade". Esta é a sinopse da história O Flautista de Hamelin, escrita pelos Irmãos Grimm.

 

O Flautista de Hamelin é a fábula que o Coralito da Musicalização Infantil da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) contará por meio de um musical, na quinta-feira (10), no Theatro Carlos Gomes.

 

O ponto de partida para a adaptação do conto dos Irmãos Grimm, feita pela professora e regente do coro, Anna Claudia Perin Vidigal, foi o curta-metragem de animação "Pied Piper of Hamelin (O Flautista de Hamelin)", da Disney, de 1933, que fazia parte da série Silly Symphonies. "Fiz um estudo do desenho animado e fui adaptando o material para o coro infantil. Inclusive, preparando outras canções e um texto recontando a história", relatou a professora.

 

O Coralito da Musicalização Infantil tem a tradição de realizar musicais infantis. Segundo a professora Anna Claudia, o objetivo inicial ao trabalhar essa temática era aliar o canto coral, o aprendizado da flauta doce e a dramatização.

 

"No dia 10 de outubro apresentaremos o resultado do trabalho com a participação de 200 coralistas. As crianças estão empolgadíssimas, pois ao mesmo tempo em que participam cantando e tocando, apreciarão os personagens em suas dramatizações pela primeira vez com tudo que imaginaram: palco, figurinos, cenário e muita música", contou a Anna Claudia.

 

O Flautista de Hamelin será apresentado em duas sessões no Theatro Carlos Gomes, na quinta-feira (10). A primeira às 18 horas, e a outra às 20 horas. Os ingressos custam R$ 2,00 (inteira) e R$ 1,00 (meia), e poderão ser adquiridos na bilheteria do teatro no dia do evento a partir das 14 horas.

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Fames

Daniela Ramos / Zu Coelho

daniela.ramos@fames.es.gov.br / zu.coelho@fames.es.gov.br

3636-3611

fotos