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Faculdade de Música do Espírito Santo "Maurício de Oliveira"
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Cursos

Curso de
Licenciatura em Música Habilitação em Educação Musical
Rosângela Fernandes Coordenador(a)
Profª. Rosângela Fernandes
xx
Sobre o Curso

OBJETIVOS DO CURSO

Formar profissionais na área de docência em música, direcionando tal profissional para a atuação nas escolas de educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio), escolas específicas de música e demais espaços que envolvam a educação musical.
 
Desenvolver práticas acadêmicas que assegurem experiências para uma aprendizagem reflexiva, por meio das quais os alunos tenham oportunidade de intervir efetivamente em situações reais.

Articular o ensino, a pesquisa e a extensão com vistas à formação de profissionais capazes de atuarem com competência em espaços escolares e não escolares em que couberem o ensino e projetos de educação musical.
 
Propiciar condições para que a prática profissional exercida nos trabalhos de estágio e extensão se constitua numa oportunidade de reflexão e questionamento e construção de novos conhecimentos.


PERFIL PROFISSIONAL

O licenciado em Educação musical deverá estar habilitado para atuar na docência, nas instituições do ensino fundamental e médio, e ainda, em escolas especificas do ensino da música, levando em consideração a formação humanística e a construção do conhecimento como prática simbólica, além de poder atuar junto à entidades públicas e sociais, por meio de projetos interdisciplinares, ampliando o sentido de educação. Deverá ser capaz de propor soluções criativas e inovadoras referentes ao processo de ensino e aprendizagem, utilizando-se dos novos paradigmas da educação que permitam pensar o aluno a partir de suas características físicas, emocionais, psicológicas e sociais. Deverá, ainda, ter domínio dos conhecimentos relativos à música: fundamentos, princípios, disseminação da cultura musical através dos tempos, música e expressão, gêneros e formas musicais, e, o domínio suficiente da prática de um instrumento musical, relacionando-o à prática pedagógica.


ÁREAS DE ATUAÇÃO

O educador musical poderá atuar em escolas do Ensino Fundamental e Médio, em escolas especializadas no ensino da música, na área de musicalização de crianças, adolescentes, jovens e adultos, introduzindo-os no universo da música, em organizações governamentais e não governamentais, realizando projetos sócio-artísticos e sócio-culturais, em instituições para crianças com necessidades especiais, e, em instituições que mantém programas de inclusão social.


TEMPO DE DURAÇÃO

A integralização do curso se dá em 08 (oito) períodos, no prazo mínimo de 04 (quatro) anos e máximo de 06 (seis) anos.


HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

A partir do perfil visado para o egresso do Curso de Licenciatura em Música, a FAMES pretende que cada um dos profissionais formados apresente habilidades e competências de natureza político-social, ético-moral, técnico profissional e científico, cuja formação constitui a concepção nuclear do projeto pedagógico do curso. Assim sendo, este Curso foi concebido, planejado e é operacionalizado e avaliado, visando à aquisição e desenvolvimento de competências e habilidades para: 
Dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Música, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática;

Pesquisar, conhecer, compreender, analisar, avaliar a realidade social para nela intervir acadêmica e profissionalmente, por meio da música, visando a formação, a ampliação e enriquecimento cultural da sociedade;

Interpretar textos e resultados experimentais e formular novas questões com base nesta interpretação;

Expressar-se com clareza e assertividade, fundamentado nos conhecimentos científicos;

Criar e utilizar modelos, técnicas de simulação e trabalhar com projetos que estimulem a investigação científica na música;

Intervir, acadêmica e profissionalmente, de forma deliberada, adequada e, eticamente balizada, nos campos da formação cultural, da educação musical, do lazer, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática na educação musical;

Participar, assessorar, coordenar, liderar e gerenciar equipes multidisciplinares de discussão, de definição e de operacionalização de políticas públicas e institucionais nos campos música, da educação, da cultura, dentre outros;

Diagnosticar os interesses, as expectativas e as necessidades das pessoas (crianças, jovens, adultos, portadoras de deficiência), a fim de planejar, ensinar, orientar, assessorar, com vistas à melhoria das relações interpessoais, das condições de vida, do autoconceito e da auto-estima;

Supervisionar, controlar e avaliar projetos de educação musical;

Conhecer, dominar, produzir, selecionar, e avaliar os efeitos da aplicação de diferentes técnicas, instrumentos, procedimentos e metodologias para a produção e a intervenção acadêmico-profissional em música nos campos da formação cultural, da educação, da música, do lazer, da gestão de projetos educacionais e musicais, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a participação em de atividades musicais;

Acompanhar as transformações acadêmico-científicas da Música e de áreas afins mediante a análise crítica da literatura especializada com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional;

Utilizar recursos da tecnologia da informação e da comunicação de forma a ampliar e diversificar as formas de interagir com as fontes de produção e de difusão de conhecimentos específicos da Educação Musical e de áreas afins, com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional.

Lidar com crianças, adolescentes, jovens e adultos de forma incentivadora, a fim motivá-los a identificar, na Música, meios de educar-se desenvolver-se e aprender melhor;

Preparar sua aula conceitual e metodologicamente correta e exeqüível, prevendo o interesse, a participação, a interação e integração de todos os alunos sem qualquer tipo de discriminação;

Ministrar aulas, utilizando, adequadamente, os recursos disponíveis e necessários à maior compreensão e motivação dos alunos;

Atuar no campo da Música como agente transformador comunitário, colaborando para o desenvolvimento social e da cidadania;

Reconhecer as potencialidades e demandas da escola propondo estratégias de atividades que visem a melhoria do clima e ambiente institucional;

Aplicar conceitos técnico-científicos e éticos para resolver os mais diversos problemas relacionados à Música por meio da elaboração e execução de projetos individuais ou em parceria com instituições particulares ou públicas;

Agir com ética e responsabilidade no exercício da profissão;

Envolver-se em atividades e projetos desenvolvidos pela escola e pela comunidade, respeitando a diversidade natural de cada ambiente educacional (cultural, emocional, lingüística, religiosa, étnica, alunos/pessoas com deficiência, língua, dentre outras que possam surgir) e exercendo uma liderança democrática e participativa, possibilitando a integração de alunos, pais, comunidade e professores;

Integrar-se, perfeitamente, às atividades desenvolvidas por profissionais da área de Música e áreas afins;

Enfrentar os desafios decorrentes do avanço tecnológico, preparando-se permanentemente para a aplicação de tecnologias modernas na música, sem perder de vista a dimensão social e profissional.


ORGANIZAÇÃO DO CURSO

O ingresso se dá através de Processo Seletivo, realizado uma vez ao ano, com divulgação feita através de Edital de Convocação, publicada no Diário Oficial, e divulgada no site da FAMES. As inscrições são abertas sempre ao final de cada ano letivo, o funcionamento do curso se dá nos turnos matutino e noturno, e, sua metodologia contempla aulas em grupo, com turmas de até 25 alunos.


SELEÇÃO DOS CONTEÚDOS

A seleção dos conteúdos se dá com base nas Diretrizes Curriculares de Formação de Professores (Resolução CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002, Art. 11), e dos tópicos de estudo determinados pelas Diretrizes do Curso de Graduação em Música - Resolução nº 2, de 4 de março de 2004), o currículo contempla os três núcleos: o primeiro, o tópico de estudos envolvendo os conteúdos Básicos; o segundo, o tópico de estudos envolvendo os conteúdos Específicos, que abrange os conhecimentos identificadores da Música; o terceiro, o tópico de estudos envolvendo os conteúdos Teórico-Práticos:

I- conteúdos Básicos: estudos relacionados com a Cultura e as Artes, envolvendo também as Ciências Humanas e Sociais, com ênfase em Antropologia e Psicopedagogia;

II - conteúdos Específicos: estudos que particularizam e dão consistência à área de Música, abrangendo os relacionados com o Conhecimento Instrumental, Composicional, Estético e de Regência;

III - conteúdos Teórico-Práticos: estudos que permitam a integração teoria/prática relacionada com o exercício da arte musical e do desempenho profissional, incluindo também Estágio Curricular Supervisionado, Prática de Ensino, Iniciação Científica e utilização de novas Tecnologias.


METODOLOGIA

O Curso de Licenciatura em Música tem uma metodologia dialética, crítica, dinâmica e interativa, que tem como foco o exercício da autonomia, da reflexão, da criatividade, da construção coletiva e da busca constante pela formação permanente do ser humano na sua totalidade. Essa concepção perpassa todas as atividades de ensino e de aprendizagem da instituição e se constitui na possibilidade de tornar o projeto coerente com a realidade e atualidade em busca da formação de profissionais professores de música competentes, empreendedores, reflexivos, dinâmicos e conhecedores e pesquisadores em sua área de atuação, dispostos a dialogar com seus alunos e contribuir para a sua formação pessoal, cultural e social. De forma abrangente, o curso contempla aulas em grupo, com turmas de até 25 alunos, atividades orientadas de pesquisa (seminários, estudos de caso, projetos de ensino, relatórios, etc), atividades programadas de extensão (apresentações, exposições, ações de caráter cultural e comunitário, etc.), e, estágio supervisionado.


AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

O Curso propõe uma avaliação inclusiva, sistêmica, funcional, integral e orientadora que permita aos discentes envolvidos, uma nova percepção desse processo e utilizá-lo também como forma de mudar posturas mediante o processo de aprendizagem. Assim, constituem critérios de avaliação da aprendizagem utilizados pela Instituição:

Avaliação sistemática - prioriza, além da avaliação dos aspectos  cognitivos, a observação e os registros cuidadosos e sistemáticos que possibilitem o estudo do processo evolutivo do sujeito da avaliação, numa percepção sistêmica;

Avaliação global - não se limita aos aspectos cognitivos, mas incluiatitudes, comportamento e habilidades;

Processo contínuo - por se tratar que a avaliação da aprendizagem está inserida ao longo do processo e não situada em momentos específicos (ao final de cada unidade ou do semestre);

Instrumentos e procedimentos variados - não deve restringir-se, somente, aos tradicionais trabalhos e provas, para contemplar as individualidades dos educandos;

Ênfase ao processo de construção - as tarefas incompletas ou com deficiências devem ser reconstruídas e aperfeiçoadas até que o aluno se aproxime o mais que puder dos objetivos propostos;

Aperfeiçoamento constante - as técnicas e os instrumentos utilizados precisam estar sempre adequados à realidade.

Conhecimento prévio das condições - os alunos são orientados no início de cada semestre, sobre os procedimentos de avaliação a serem adotado em cada disciplina, sendo suas sugestões valorizadas e incorporadas ao planejamento avaliativo proposto pelo professor, se essas forem pertinentes;

Interdisciplinaridade e integração multidisciplinar - adotadas por meio de adoção de estratégias de avaliação que possibilitem o envolvimento de conjuntos de disciplinas;

Acompanhamento constante dos resultados - por meio de reuniões do colegiado de turma e encontros de orientação com os alunos que apresentem defasagens ou dificuldades específicas nas suas aprendizagens;

Auto-avaliação - entendida como essencial no processo de avaliação da aprendizagem, uma vez que permite ao educando seu autoconhecimento e o exercício da cidadania e da ética;

Focalização - a avaliação de conhecimentos priorizará conteúdos relevantes, cujo domínio é indispensável para o exercício da profissão;

Desenvolvimento de processos superiores - a avaliação enfatiza aspectos como capacidade de organização do pensamento, de identificação de idéias básicas, de análise crítica e não a simples reprodução de conteúdos;

Utilização criteriosa dos desempenhos - apresentados pelos alunos nos trabalhos em grupo, visto que em muitas circunstâncias os alunos terão a oportunidade de trabalhar em grupos - que representa uma oportunidade para o exercício do trabalho em equipe e multiprofissional.
Entretanto, o trabalho em grupo necessita ser criteriosamente utilizado e adequadamente orientado a fim de que não se desvirtuem suas finalidades.

Arquivos

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Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura - 2013 Visualizar Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura - 2013
Licenciatura - Estrutura Curricular Visualizar Licenciatura - Estrutura Curricular
Licenciatura - Ementário Visualizar Licenciatura - Ementário